Conheça as maiores invenções criadas por acidente que revolucionaram o mundo. Descubra histórias surpreendentes de descobertas inesperadas.

 A história está repleta de grandes invenções que surgiram por acaso, mas que acabaram mudando o mundo de maneiras pelas quais ninguém esperava.

Reklamdan sonra devam eder

De medicamentos que salvaram milhões de vidas a comidas que se tornaram ícones culturais, muitas dessas invenções acidentais são hoje essenciais em nosso dia a dia. 

Por isso, se você quer conhecer essas descobertas acidentais incríveis e como cada uma delas surgiu de maneira inesperada, leia nosso post abaixo.

A penicilina é, sem dúvida, uma das invenções acidentais mais importantes da história da medicina.  Em 1928, o bacteriologista Alexander Fleming notou que um molde havia crescido em um prato de cultura de estafilococos e matado as bactérias. Esse molde acabou se tornando a penicilina, o primeiro antibiótico do mundo.

Em 1968, o cientista Spencer Silver, da 3M, desenvolveu sem querer um adesivo que podia ser reutilizado várias vezes. Anos depois, seu colega Art Fry usou esse adesivo em pequenos papeis para marcar páginas de seu hinário e assim, nasceram os Post-its.

Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen estava experimentando com tubos de raios catódicos quando notou um brilho estranho em uma tela fluorescente próxima. Ele chamou essa descoberta de “raios-X“, uma tecnologia que revolucionou a medicina e outras áreas.

O Teflon, famoso por suas propriedades antiaderentes, foi descoberto acidentalmente em 1938 pelo químico Roy Plunkett, que estava tentando criar um novo refrigerante quando, ao abrir um dos cilindros de gás, encontrou um pó branco e liso. Esse material era o politetrafluoretileno (PTFE), o teflon.

A Coca-Cola, uma das bebidas mais populares do mundo, foi criada por acidente em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton, que, estava tentando criar um remédio para dores de cabeça e problemas digestivos.

O Viagra, medicamento usado para tratar a disfunção erétil, foi inicialmente desenvolvido como um tratamento para a angina. Entretanto,  pesquisadores da Pfizer notaram que, embora o medicamento não fosse eficaz para a angina, ele produziu como efeito colateral a melhora das ereções, sendo comercializado em 1998.

O chiclete moderno surgiu quando Thomas Adams estava tentando encontrar um substituto para a borracha. Em 1870, ele experimentou a goma de mascar de uma árvore chamada chicle,  e então percebeu que a substância tinha um potencial comercial como goma de mascar, dando origem ao chiclete que conhecemos hoje.

Os M&Ms foram criados durante a Guerra Civil Espanhola em 1941, quando Forrest Mars observou soldados comendo pedaços de chocolate cobertos com uma casca dura de açúcar para evitar que derretessem. 

Çözüm

Essas invenções mostram que, muitas vezes, os maiores avanços vêm de momentos de sorte e observação atenta. 

A história está cheia de surpresas, e esses “erros” acidentais são um lembrete de que a inovação pode surgir dos lugares mais inesperados.